top of page
Logo Dra Walmira

Enxerto ósseo dentário: o que é, quem precisa, como é feito


cirurgia de enxerto ósseo

Olá! Aqui é a Dra. Walmira! Pra quem está chegando agora, esse é o segundo post de um total de 3 posts que preparei a respeito de implante dentário. Os 3 posts fazem parte do material que preparei e chamei de "Guia completo sobre implante dentário". Se quiser saber mais basta clicar no link.
Mas o que é esse tal de enxerto ósseo dentário e quem precisa dele?

Pode ser que um dente seja extraído ou perdido e um implante não seja colocado de imediato. Sem o dente e sua raiz, normalmente ocorre uma perda óssea, que é um processo natural de reabsorção que tipicamente causa a deterioração do osso.

No futuro, para colocar um implante dentário nessa região, pode ser que você precise de mais osso pra fixar o pino de titânio. Existem algumas formas de reproduzir esse osso perdido. Esse procedimento é chamado de enxerto ósseo dentário.

Muitas vezes o enxerto ósseo é feito no momento da extração do dente, com o preenchimento do buraco com material específico para enxerto ósseo (bio-oss). Dependendo do caso, pode ser necessário cobrir com uma membrana que segura o material e ajuda no processo de regeneração.

Para pacientes com maior perda óssea, podemos colocar pedaços de osso na região (enxerto on-lay), extraídos de outros lugares da boca. Os blocos são esculpidos no formato certo e fixados com parafusos de titânio.

Separei um vídeo que mostra muito bem o que é um enxerto ósseo dentário e como ele é colocado em sua boca. O vídeo é em inglês, mas com o que acabo de explicar fica fácil de você entender.

Veja um vídeo de como é feito o enxerto ósseo dentário
Dói fazer um enxerto ósseo?
Enxertos menores podem ser feitos no consultório com uso de anestesia local. Já para volumes maiores de osso, pode ser que você precise de intervenção cirúrgica em ambiente hospitalar, com anestesia geral. Em todo caso, são procedimentos tranquilos, sem dor.
Quanto tempo leva a recuperação? Vou ficar sem dentes até lá?
A recuperação costuma levar de 6 a 8 meses para que o enxerto fique perfeitamente integrado ao osso. Aí você vai me perguntar: mas vou ficar sem dentes durante todo esse tempo? O mais comum é colocar dentes provisórios até que o dente definitivo possa ser colocado. Fique tranquilo, tudo é feito com cuidado para manter uma estética agradável.
Tags
Categorias

Receba gratuitamente nossas novidades!

Fique tranquilo, 

Não enviamos SPAM.

Nenhum tag.
bottom of page