Enxerto ósseo dentário: o que é, quem precisa, como é feito
Olá! Aqui é a Dra. Walmira! Pra quem está chegando agora, esse é o segundo post de um total de 3 posts que preparei a respeito de implante dentário. Os 3 posts fazem parte do material que preparei e chamei de "Guia completo sobre implante dentário". Se quiser saber mais basta clicar no link.
Mas o que é esse tal de enxerto ósseo dentário e quem precisa dele?
Pode ser que um dente seja extraído ou perdido e um implante não seja colocado de imediato. Sem o dente e sua raiz, normalmente ocorre uma perda óssea, que é um processo natural de reabsorção que tipicamente causa a deterioração do osso.
No futuro, para colocar um implante dentário nessa região, pode ser que você precise de mais osso pra fixar o pino de titânio. Existem algumas formas de reproduzir esse osso perdido. Esse procedimento é chamado de enxerto ósseo dentário.
Muitas vezes o enxerto ósseo é feito no momento da extração do dente, com o preenchimento do buraco com material específico para enxerto ósseo (bio-oss). Dependendo do caso, pode ser necessário cobrir com uma membrana que segura o material e ajuda no processo de regeneração.
Para pacientes com maior perda óssea, podemos colocar pedaços de osso na região (enxerto on-lay), extraídos de outros lugares da boca. Os blocos são esculpidos no formato certo e fixados com parafusos de titânio.
Separei um vídeo que mostra muito bem o que é um enxerto ósseo dentário e como ele é colocado em sua boca. O vídeo é em inglês, mas com o que acabo de explicar fica fácil de você entender.